Quantas pessoas já espiaram

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

UM DOS MAIORES COMPOSITORES

          Quando se é famoso, principalmente no meio da música, aparecem vários amigos, se fica mais bonito, mais legal, e se é muito paparicado, pelo menos é isto que ouço de alguns  colegas do meio que já chegaram a este patamar. Nós do Gente Boa não chegamos a este patamar de fama, pelo menos de forma intensa, mas de maneira menos intensa já deu pra se ter idéia de como seja, o fato é que se precisa ter muito cuidado, para não se trocar o amigo pelo o aproveitador. 
          Começo este texto dizendo isto, pois eu quero falar de uma pessoa muito amiga do Gente Boa, pessoa esta que sempre esteve do nosso lado, ajudando, contribuindo, e se colocando a disposição sempre da banda, e isto fez com que gerasse de nossa parte um sentimento igual. Este post, é dedicado a um dos grandes compositores da música nordestina contemporânea, e porque não dizer um dos compositores mais inspirados de toda a história da música nordestina, digo isto, porque sua obra é vasta e qualitativamente muito boa, e ainda ele tem muita lenha e neurônio para queimar. 
          A nossa homenagem ao GRANDE ILMAR CAVALCANTE, sujeito ímpar, quase unaminidade na classe artística e no meio popular, pelo menos entre aqueles que procuram saber quem é o detentor da arte. Ilmar, sujeito simples, bondoso e comprometido com a boa música e com a boa arte.
          Há dez anos, quando iniciamos o Gente Boa, Ilmar igualmente a Nanado Alves, outro grande artista de quem falarei em textos vindouros, já tinham suas canções gravadas por grandes ícones da música nordestina, mas jamais recusaram, ou fizeram corpo mole para ceder parte de sua arte para o engrandecimento da nossa, sempre foram muito cordiais e amigos, e isto quando se está iniciando um projeto é muito difícil acontecer, e fizeram isto não só com Gente Boa, mas com diversos outros artistas.
          A nossa cultura, os meios de comunicação, o povo em geral, não procuram saber e por consequência não valorizam o autor da música, pois se compor é uma arte divina, e tenho plena certeza que é, o compositor é quem está mais próximo do divino, é ele que é inspirado pelos espíritos das musas. Aproveitando a deixa, queria até sugerir que nós começassemos a cobrar das autoridades responsáveis, uma lei que obrigasse os meios de comunicação a divulgar o nome do compositor quando a música fosse executada, mas isto é outra história que brevemente estarei ressaltando.
          Voltamos a falar de Ilmar, que é o que realmente importa neste momento. Ilmar como todo grande poeta, nos faz através de sua poesia vivenciar mundos fantásticos, e nos faz ver o fantástico neste mundo em que vivemos. Ouvir uma música de Ilmar, é mergulhar dentro de um redemoinho de sensações da rica cultura nordestina brasileira. Ilmar já lançou dois cds, com suas músicas sendo interpretadas pelos grandes nomes da música nordestina e nacional, e está se preparando para lançar um terceiro, onde tem como grande novidade uma música em homenagem a sua terra, a cidade de Monteiro, música esta que nós do Forró Gente Boa participamos juntamente com Nanado Alves, Osmando Silva e Adma Andrade. Desde já queremos externar os nossos agradecimentos e a nossa honra de ter participado de uma canção tão significativa, pois é uma música que definitivamente coloca Ilmar Cavalcante como um ser histórico. 
             Parabéns Ilmar, e que as musas continuem a te inspirar

"Quem não tem gratidão, não tem caráter" (JORGE KAJURU)

          Todos que fazem o Gente Boa agradecem a você, pois o que somos hoje é graças a você e a tantos outros, que contribuiram com nossa trajetória.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DE VOLTA A REALIDADE

             O Carnaval passou, estamos de volta a realidade, de volta rotina, não que isto seja ruim, é que tem que ser assim. Os integrantes do Gente Boa durante este período tomaram destinos diferentes, alguns ficaram em casa, outros brincaram, e outros trabalharam. 
      O Carnaval acabou, mas as festas não, e neste dia primeiro de março estaremos em Jataúba pernambuco e no dia 3 em Tuparetama, é o forró começando a esquentar.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MAIS UMA DE MAURÍCIO DO GARAPA

          Nessas histórias sobre os bastidores do GENTE BOA, vocês irão notar que quase todas as histórias terão como protagonista o zabumbeiro Maurício do Garapa, uma figura ímpar, esperta e ao mesmo tempo ingênuo, homem trabalhador que mora no sítio Garapa juntamente com sua família, que é composta por Maria sua esposa, e seus dois filhos, Bruno e Guilherme. 
           A história de hoje nos foi relatada pelo próprio Maurício, que como todo homem de bem com a vida, dar risadas de suas tragédias. A história de hoje não é uma tragédia, mas um fato que mexeu com o orgulho do nosso grande zabumbeiro. Maurício não teve a oportunidade de concluir seus estudos, chegou até a estudar pelo um projeto do governo intitulado escola do rádio, que eram aulas transmitidas pelas ondas radiofônicas, e até com isso Maurício faz piada, quando comete por exemplo um erro de português, ele diz: "o rádio estava chiando nesta aula". Por tudo isto, para ele era motivo de enorme satisfação ver um filho seu na escola, e logicamente o primeiro a entrar foi seu primogênito Bruno. No primeiro dia de aula foi aquela alegria, aquela satisfação indescritível, mas a alegria maior foi quando Bruno chegou e Maurício perguntou: "Aprendeu alguma meu filho?" e Bruno respondeu: "Aprendi a fazer uma conta", e Maurício pensou consigo mesmo: "Este menino é um gênio, no primeiro dia de aula aprendeu uma conta, com um ano vai ser quase doutor". Maurício voltou a perguntar: "Que conta foi essa que você aprendeu Bruno". E Bruno disse: "Eu comprei uma coxinha e um pastel pru senhor pagar". E Maurício decepcionado disse: "Essas contas aí pode desaprender, se não daqui pra o final do ano eu quebro!"

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VIAGE PELA TIM

          Em uma de nossas viagens para fazer show, que por sinal são muito divertidas, o baterista da banda, o experiente Edilson di Milla, falava da necessidade de viajar para São Paulo, onde tem alguns parentes que ali residem inclusive sua filha Edicarla, ao mesmo tempo que colocava que a passagem aérea estava com um preço "salgado", e que ele estava tentando comprar a passagem em uma promoção, foi quando o nosso zabumbeiro Maurício, o filósofo do Garapa disse ter visto uma promoção de passagens aéreas, e Maurício disse assim: "Ôh Edilson!!! porque tu num vai pela TIM, tem cada promoção boa". Pela TIM, e todo mundo caiu em gargalhadas, e toda vez que alguém fala em viajar, sempre tem alguém que lembra, "vai pela TIM"

sábado, 4 de fevereiro de 2012

BREVEMENTE OS BASTIDORES

          Estaremos escrevendo nos próximos posts, histórias dos bastidores do Gente Boa, o que acontece quando não estamos no palco, as viagens. O que posso adiantar é que tem muita história engraçada, pois já se passaram mais de 10 anos da banda e as viagens continuam prazerosas como a primeira. A amizade é primordial na banda, já que ao longo de 10 anos as mudanças foram poucas, isto é fruto do tratamento igualitário que paira na banda, ninguém "é metido a besta", perante o grupo todos possuem a sua importância, e aqueles que eventualmente exercem a função de liderança não fazem disso motivo para se sobrepor sobre os outros. AGUARDEM!!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Valeu Livramento !!!

          Sábado dia 28 estivemos na cidade de Livramento, cidada a qual já havíamos feito alguns shows, mas já fazia 2 anos que não íamos naquela localidade. Chegamos em Livramento por volta de 20:30, e fomos recepcionados pelo ex-prefeito José Anastácio, conhecido como Zé Papé, ficamos na casa dele, batendo papo, e foi na casa de Zé Papé que tivemos a satisfação de conhecer seu irmão Braz que deu total assistência a banda, e também conhecemos o proprietário da BDP, empresa de filmagens, e começamos a discutir com ele a possibilidade de filmagem do nosso segundo DVD, que ainda não tem data marcada, e nem tão pouco concepção, resumindo, estamos na fase do desejo, mas de todo modo é um começo.
          A festa que iríamos tocar era uma formatura, e junto com o Gente Boa ainda havia mais duas bandas, nós seríamos a segunda banda, sendo assim fomos levados pelo nosso amigo Braz ao sindicato dos trabalhadores rurais de Livramento, e confesso que fiquei impressionado com a estrutura física do sindicato, muito bem organizado, com quarto com várias camas, cozinha, banheiros, sala de estar, garagem, e foi lá que "tiramos um cochilo" antes de irmos para o clube. A cerimônia de formatura atrasou, aliás, quase todas atrasam, fazendo com que as bandas começassem tarde, a primeira banda começou a tocar 01:00 da manhã, e alguns integrantes da banda foram curtir o som da banda que por sinal era muito boa, eu fiquei no carro também curtindo o som da banda que antecedia o Gente Boa, a banda era um Mix de Mpb, Pop e Rock bem anos 80, e por distração não decorei o nome da banda. Gente Boa subiu ao palco às 3:00 da manhã, e o show foi muito bom, o povo de Livramento é muito animado, e passa muito calor humano, a festa transcorreu de forma tranquila. Tocamos até 5:00 da manhã, logo após o Gente Boa ainda teve uma banda de pagode. Desde já queremos agradecer a todo povo de Livramento, e quem sabe não estaremos no Forrobodó no mês de junho.