Quantas pessoas já espiaram

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A MAGIA CONTINUA...

          Como todos sabem, estivemos na Tv Itararé filiada da Tv Cultura em Campina Grande no dia 18 de junho de 2011, foi simplesmente demais, programa de auditório comprometido com a cultura nordestina, programa que conta com a presença de grandes ícones da música nordestina, além da apresentação do programa ser da nossa amiga e grande intérprete Sandra Belê. O fato é que o dia 18 foi mágico, e não é que a magia se repetiu. Fomos convidados para participar novamente do Arraial da Itararé e aceitamos prontamente o convite. Terminado o show na cidade de Coxixola, fomos direto para Campina Grande, aproveitamos para descansar durante o período da manhã e a tarde nos dirigimos para os estúdios da Tv Itararé. Chegamos lá notamos que além de Sandra Belê e dos comediantes Xique Xique e Jerimun o programa ainda contava com a presença de outra apresentadora, a cantora Mayra Barros, filha de Antônio Barros e Cecéu, duas lendas vivas da autêntica música nordestina, que para a nossa surpresa e para nossa honra se encontravam presentes no programa. Adentramos os estúdios e ficamos na bancada destinadas aos artistas, bancada esta que fica bem em frente ao palco. Uma das primeiras apresentações, ou pelo menos foi a primeira que nós vimos, foi nada mais nada menos do que dois integrantes do clã Calixto, mas precisamente Zé Calixto e Luisinho Calixto, mestres na arte de tocar sanfona de oito baixos, foi uma emoção incrível, está ali frente a frente com mitos, lendas vivas do nosso forró, os verdadeiros desbravadores, que com suas sanfonas abriram as veredas por onde caminham o Gente Boa e tantos outros grupos nos dias de hoje. 




          Antes de mais nada queria agradecer a Tv Itararé não só pela oportunidade de se apresentar na tv, mas também a oportunidade de estar lado a lado com estas pessoas tão importantes para a cultura nordestina. A apresentação de Luisinho Calixto e Zé Calixto foi incrível, música sublime, que toca o coração não pelo que diz, pois a música é instrumental, mas toca unicamente pelo som, numa comunhão perfeita entre o homem e o universo. Luisinho Calixto inclusive escreveu o primeiro método brasileiro de aprendizado de sanfona de oito baixo. Parabéns Zé e Luisinho, espero conhecer também Bastinho. Logo após a apresentação de Zé e Luisinho Calixto, foi a vez de Edgley Miguel que é filho de Edimar Miguel, que como o pai é também um exímio instrumentista. Só que Edgley Miguel não estava sozinho no palco, pois ao seu lado estava Oliveira de Panelas, um dos maiores repentistas de todos os tempos. Oliveira de Panelas quando começou a declamar, me lembrou os antigos poetas gregos, que inspirados pelas musas ordenavam o mundo, o que eles diziam prontamente se tornava em realidade. Oliveira de Panelas começou sem saber onde ia terminar, mas o sopro divino falou aos seus ouvidos e ele passou mais de cinco minutos improvisando, foi fenomenal, mágico, extraordinário, e por mais que eu fique aqui adjetivando aquela apresentação, nenhum adjetivo descreveria a emoção que eu senti. Ao término de sua apresentação todas as pessoas que estavam no estúdio o aplaudiram de pé. Oliveira ainda voltaria no bloco seguinte. 

          Ainda se apresentaram as cantoras Mayra Barros e Sandra Belê, e também Verônica Rios que foi acompanhada pelo sanfoneiro Severino Medeiros. No penúltimo bloco foi a nossa vez, e como disse o poeta Oliveira de Panelas, "o segundo prato nunca é igual ao primeiro", mas  podem ser igualmente pratos saborosos, e foi isso que aconteceu com a nossa segunda apresentação, se na primeira foi muito bom, a segunda foi excelente, foi a confirmação do carinho, e do respeito que adquirimos daquelas pessoas, e para coroar a nossa apresentação, subiram ao palco Antônio Barros e Cecéu, foi uma emoção indescretível, está ali ao lado destes dois compositores, com mais de 700 músicas gravadas, que fazem parte do cancioneiro nordestino. Mas o que é bom sempre pode melhorar, e o último bloco que era para ser apenas com Antônio Barros e Cecéu, teve também a nossa participação, e tivemos a honra de ser a banda que acompanhou Antônio Barros e Cecéu no Arraial da Itararé no dia 24 de junho de 2011, esta data ficará marcada para sempre em nossas vidas. Queria externar os nossos agradecimentos a todos que compõem a Tv Itararé, abraçar o senhor Dalto Gadelha proprietário da tv, que pediu que nós voltássemos para a segunda apresentação, agradecer também ao Dr. Ajalmar, organizador do prêmio Gonzagão, que nos deu bons conselhos, que farei o possível para seguí-los, e finalmente, obrigado Paraíba, é muito bom ser reconhecido em sua terra, em seu estado.