Quantas pessoas já espiaram

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

UM DOS MAIORES COMPOSITORES

          Quando se é famoso, principalmente no meio da música, aparecem vários amigos, se fica mais bonito, mais legal, e se é muito paparicado, pelo menos é isto que ouço de alguns  colegas do meio que já chegaram a este patamar. Nós do Gente Boa não chegamos a este patamar de fama, pelo menos de forma intensa, mas de maneira menos intensa já deu pra se ter idéia de como seja, o fato é que se precisa ter muito cuidado, para não se trocar o amigo pelo o aproveitador. 
          Começo este texto dizendo isto, pois eu quero falar de uma pessoa muito amiga do Gente Boa, pessoa esta que sempre esteve do nosso lado, ajudando, contribuindo, e se colocando a disposição sempre da banda, e isto fez com que gerasse de nossa parte um sentimento igual. Este post, é dedicado a um dos grandes compositores da música nordestina contemporânea, e porque não dizer um dos compositores mais inspirados de toda a história da música nordestina, digo isto, porque sua obra é vasta e qualitativamente muito boa, e ainda ele tem muita lenha e neurônio para queimar. 
          A nossa homenagem ao GRANDE ILMAR CAVALCANTE, sujeito ímpar, quase unaminidade na classe artística e no meio popular, pelo menos entre aqueles que procuram saber quem é o detentor da arte. Ilmar, sujeito simples, bondoso e comprometido com a boa música e com a boa arte.
          Há dez anos, quando iniciamos o Gente Boa, Ilmar igualmente a Nanado Alves, outro grande artista de quem falarei em textos vindouros, já tinham suas canções gravadas por grandes ícones da música nordestina, mas jamais recusaram, ou fizeram corpo mole para ceder parte de sua arte para o engrandecimento da nossa, sempre foram muito cordiais e amigos, e isto quando se está iniciando um projeto é muito difícil acontecer, e fizeram isto não só com Gente Boa, mas com diversos outros artistas.
          A nossa cultura, os meios de comunicação, o povo em geral, não procuram saber e por consequência não valorizam o autor da música, pois se compor é uma arte divina, e tenho plena certeza que é, o compositor é quem está mais próximo do divino, é ele que é inspirado pelos espíritos das musas. Aproveitando a deixa, queria até sugerir que nós começassemos a cobrar das autoridades responsáveis, uma lei que obrigasse os meios de comunicação a divulgar o nome do compositor quando a música fosse executada, mas isto é outra história que brevemente estarei ressaltando.
          Voltamos a falar de Ilmar, que é o que realmente importa neste momento. Ilmar como todo grande poeta, nos faz através de sua poesia vivenciar mundos fantásticos, e nos faz ver o fantástico neste mundo em que vivemos. Ouvir uma música de Ilmar, é mergulhar dentro de um redemoinho de sensações da rica cultura nordestina brasileira. Ilmar já lançou dois cds, com suas músicas sendo interpretadas pelos grandes nomes da música nordestina e nacional, e está se preparando para lançar um terceiro, onde tem como grande novidade uma música em homenagem a sua terra, a cidade de Monteiro, música esta que nós do Forró Gente Boa participamos juntamente com Nanado Alves, Osmando Silva e Adma Andrade. Desde já queremos externar os nossos agradecimentos e a nossa honra de ter participado de uma canção tão significativa, pois é uma música que definitivamente coloca Ilmar Cavalcante como um ser histórico. 
             Parabéns Ilmar, e que as musas continuem a te inspirar

"Quem não tem gratidão, não tem caráter" (JORGE KAJURU)

          Todos que fazem o Gente Boa agradecem a você, pois o que somos hoje é graças a você e a tantos outros, que contribuiram com nossa trajetória.