Quantas pessoas já espiaram

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CAMINHANDO COM AMIGOS

          Ao longo destes vários anos tocando mundo afora, exercemos de forma mais intensa  o provérbio que diz: "que a vida é a arte do encontro, embora tantos desencontros haja na vida". Pois é, e foi nestas andanças, que encontrei dois grandes cordelistas, dois grandes poetas; se achar um cordelista já é difícil, imagine dois, e ainda por cima na mesma localidade, e ainda que, um deles é mulher, realmente foi algo...ESPLENDOROSO.
          O primeiro é o renomado poeta Paulinho de Cabaceiras, homem simples, inteligente, e que guarda nas entranhas de sua mente, um arsenal de histórias da nossa cultura, podemos afirmar, que Paulinho é uma enciclopédia ambulante, devido ao vastíssimo conhecimento que este SER tem sobre a cultura nordestina. Todas às vezes que vou em Cabaceiras, seja com o Gente Boa, seja com a Dimeliora, esta lá Paulinho de Cabaceiras, apoiando, e expondo seu imensurável repertório de anedotas e poesias nordestinas, vez ou outra sempre ganho dele um cordel, o último que ganhei foi "As aventuras amorosas de Caréu nas terras de Cabaceiras":
Já que Deus me fez poeta
Eu lhe peço inspiração,
Para narrar umas histórias
De amor, ciúme e sedução,
Que ainda hoje são decantadas
Do Cariry até o Sertão (PAULINHO DE CABACEIRAS).

          O outro poeta de quem quero falar, na verdade é uma poetisa, fruto de uma amizade que nasceu também nas idas e vindas ao município de Cabaceiras, apesar que a poetisa é radicada na zona rural de Barra de São Miguel. Jovem, e com um talento imenso não só para a poesia, mas também para música, teatro, enfim, uma grande artista. Falo de Juliana Soares, aluna de Pedagogia da UEPB, e que se auto intitula Educadora Popular, uma pessoa com ideais nobres, e que desde sempre exaltou a obra principalmente do Gente Boa, fato este que estreitou ainda mais a amizade dela para com a banda. Juliana é uma grata supresa no mundo das artes, mas principalmente no mundo do cordel, um mundo ainda muito masculino. Na última vez que estive em Cabaceiras, além de ganhar um cordel de Paulinho, também ganhei dois cordéis de Juliana: "Zeca Soares, um artista de verdade" e "Curso de Educadores Populares Juvenis"
Nesse momento eu peço,
Ao poderoso bom Deus,
Sabedoria e Coragem,
Proteção pros filhos seus,
Muita fé, muita alegria,
Dia e noite, noite e dia,
Luz aos pensamentos meus (JULIANA SOARES)

             Juliana e Paulinho são artistas, ARTISTAS com tudo maiúsculo, mas o que é ser artista? Artista é aquele que faz de sua obra o início, o meio e o fim de sua ação, ou seja, é aquele que faz arte com a finalidade de fazer arte, pois esta é a finalidade da ARTE, o que vem depois é algo ACIDENTAL no sentido "ARISTOTÉLICO".
            Parabéns Paulinho e Juliana, vocês são a prova viva que o verdadeiro artista é sempre uma pessoa boa.
          Bhira Mariano, admirador de vocês dois.

2 comentários:

Juliana Soares disse...

Grande Bhira!!!
Acabo de fazer como sempre faço, quase que por hábito e costume a visita ao blog do Gente Boa, e de repente ao ler o titulo de sua ultima atualização, fico curiosa pra ver além do título, e ai começo ler. Logo me deparo com suas sábias e belas palavras,falando do poeta e amigo Paulinho, continuo a ler e mais adiante vejo que essas mesmas palavras(sábias e belas), se refere agora não mais a ele, mas a mim, é e não aguento me emociono e por instantes me sinto muito lisongiada pelo que você fala de mim. Quero, lhe agradecer muito pelas palavras e dizer que é muito bom saber q você, um grande músico, filosofo e também poeta com muita simplicidade perebi o valor da nossa cultura.
Lhe digo desde já que pra esse ano estou escrevendo 2 cordéis que já intitulei de "COISAS DE UM BOM NORDESTINO", e também "REDE QUE PESCA GENTE".
abraçosssssss!
sucesso e paz!

Juliana Soares disse...

Grande Bhira!!!
Acabo de fazer como sempre faço, quase que por hábito e costume a visita ao blog do Gente Boa, e de repente ao ler o titulo de sua ultima atualização, fico curiosa pra ver além do título, e ai começo ler. Logo me deparo com suas sábias e belas palavras,falando do poeta e amigo Paulinho, continuo a ler e mais adiante vejo que essas mesmas palavras(sábias e belas), se refere agora não mais a ele, mas a mim, é e não aguento me emociono e por instantes me sinto muito lisongiada pelo que você fala de mim. Quero, lhe agradecer muito pelas palavras e dizer que é muito bom saber q você, um grande músico, filosofo e também poeta com muita simplicidade percebi o valor da nossa cultura.
Lhe digo desde já que pra esse ano estou escrevendo 2 cordéis que já intitulei de "COISAS DE UM BOM NORDESTINO", e também "REDE QUE PESCA GENTE".
abraçosssssss!
sucesso e paz!